quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

“Minha história de leitura” dos integrantes da UNABEM

Eu, professor Danilo Vizibeli, que desenvolvo o projeto-disciplina “Experiências em Comunicação” na UNABEM, estou terminando meu curso de Mestrado em Linguística na UNIFRAN. Minha pesquisa foi direcionada às práticas de leitura e escrita de adolescentes no espaço virtual. Com o intuito de continuar pesquisando a temática, desenvolvi com os alunos da UNABEM uma aula aula sobre Leitura e Escrita. Cada um dos integrantes nos contou sua história de leitura que marcam a identidade de cada um. Confiram! É muito bom ver e refletir o que leem o pessoal da terceira idade.
 
Maria Jesuína Faria Pereira: “Gosto muito de ler. O primeiro livro que li se chama “Majupira”. No momento estou lendo “Ágape”, do Padre Marcelo Rossi e “Memoriando”, do nosso colega Sebastião Wenceslau Borges. Entre os autores que mais aprecio estão Machado de Assis e Castro Alves (poesia). Também tenho o costume de ler revistas. Leio muito. O próximo livro que pretendo ler chama-se “Carmem”. A minha história de leitura é marcada pelo contato com os livros através da minha família. Minha família tinha o costume de ler muito. Papai e mamãe incentivava. Escrever foi consequência. Primeiros livros: A Moreninha, Cinco Minutos. Bibliotecas de escolas”.
 



Marisa Batista: “Sim, tenho o costume de ler. O primeiro livro que me recordo de ter lido é ‘Inocência’, de Visconde de Taunay. Atualmente estou lendo ‘Nietzsche para estressados’, que é um livro muito criativo. Gosto muito de Adélia Prado, Cora Coralina, Marta Medeiros. Um livro de cabeceira é ‘A Bíblia’ que não pode faltar. Quero ler um Catador de conchas, Um amor para recordar, Médico de homens e de almas. Desde que fui alfabetizada tomei gosto pela leitura. Li várias coleções infantis. Depois todos os indicados por professores na escola e por colegas que me emprestavam umas para outras. Como professora li quase todos da Editora Ática para indicar para meus alunos. Na faculdade, os indicados pelos professores do curso de Letras. Hoje leio tudo que me cai às mãos e os que compro”.
Maria das Graças Aparecida Ribeiro: Gosto muito de ler e os primeiros livros que li foram aqueles de histórias infantis. Estou lendo ‘A vida feliz’ e ‘Jesus e Madalena’. Gosto de Sidnei Sheldon, Paulo Coelho, Ágata Christie. Os livros que mais me marcaram foram? O Caçador de Pipas, Anel de noivado (Daniel Sttil), O menino do pijama listrado. Quero ler ‘Cinquenta tons de cinza’. Comecei a ler, vendo gravuras dos livros e aí me interessei. Hoje leio quase tudo que me aparece na frente, amo ler”.
Nara Salgado Maia: “Não gosto de ler, não tenho paciência de esperar pelo fim da história. Mas lembro-me de ‘O pequeno príncipe’. Autores interessantes para mim são Fernando Pessoa e Jorge Amado. Outro autor que me agrada muito é Dalai Lama com seus pensamentos”.
 
Maria Tércia da Silveira: “Gosto de ler. Li recentemente ‘O Segredo’. Gosto de livros de autoajuda, jornal, revista. Faço muita palavra cruzada etc. Vou citar alguns livros que me marcaram: As mulheres na sociedade – Dr. Galeno, Ágape – Padre Marcelo Rossi, Charles Pereira, Memoriando – Sebastião W. Borges, Médico de homens e de almas”.
Sebastião W. Borges: “Estou lendo Chapadão do Bugre, que ganhei do meu filho. Alguns livros que me marcaram: O velho que acordou menino – Rubem Alves; O Caçador de Pipas; Dom Casmurro; vários de Paulo Coelho; Rubem Braga; Alexandre Brandão; Antonio Barreto; Alexandre Marino; Chico Anísio. Já estou com vários livros que serão os próximos que vou ler. Sobre a minha atividade como autor, comecei a escrever por incentivo dos filhos e hoje tenho publicado o meu livro ‘Memoriando’. Gosto muito das bibliotecas. Quando viajo visito os famosos sebos”.
Jacyra Pepaiani Campos Lisboa: “Leio as manchetes se o assunto me interessa eu leio. O primeiro livro que me lembro de ter lido foi ‘O pequeno príncipe’. Outros livros que me marcaram foram ‘Ágape’, ‘A vida de Irmã Dulce’, ‘Arroz de Palma’, ‘Sabrina’. Quero ler ‘Médico de homens e de almas’. Leio muito pouco, portanto tenho dificuldade de escrever, no primário eu tinha muita dificuldade de ler porque eu morava com minha madrinha e ela era analfabeta”.
Thereza de Jesus Cruz Hankner: “Gosto muito de ler revistas. Não me lembro do primeiro livro que li. Estou lendo meus livros de orações e o livro ‘Memoriando’, do nosso amigo Sebastião. Quero muito ler ‘A Moreninha’. Fui algumas vezes no Rio de Janeiro, à Biblioteca Nacional, é uma beleza”.
Vanderli Martins Formagio: “Gosto de ler, sim. Um dos primeiros livros que me lembro é ‘Capitães da Areia’, de Jorge Amado. Gosto dos autores Daniele Steel e Sidney Sheldon. Algumas obras que gosto de destacar são ‘O alquimista’; ‘O menino do pijama listrado’; ‘A cabana’; ‘O caçador de pipas’. Infelizmente fui sempre uma aluna muito relaxada. Meus pais são pessoas muito simples e não me incentivaram assim como os primeiros professores. Já frequentei a biblioteca por muitas vezes”.
Maria Inês Vasconcelos: “Gosto de ler, só que ando muito relaxada. Meu autor predileto é Machado de Assis. Obras interessantes: ‘O pequeno príncipe’; ‘Quo vadis’. Já li vários livros de Machado de Assis. No momento não tenho lido nada. Já li muitos livros, hoje não tenho lido nada. Estou muito relaxada”.
 
 
Maria José Suhadolnik de Oliveira: “Gosto e muito, leio mais jornal e revista. Leio esporadicamente. Gosto dos poetas, gosto de poesias, trovas. Já li muitos livros mas no momento não recordo de nenhum. Comecei a ler assim que aprendi. Meu pai comprou as obras de Monteiro Lobato que são famosas até hoje. Não li todas, mas li Minotauro, Emília, Saci Pererê e outros que não sei o nome”.
Elza Kallás Gonçalves: “Gosto de ler muito. O pequeno príncipe é um livro que me marcou muito. Estou lendo Ágape e gosto muito do autor Michel Quoist. Algumas obras que li recentemente: Poemas para rezar; Construir o homem e o mundo; Ágape. Fui alfabetizada pelo método silábico: ave, Eva, Ivo, ovo, uva. Fui muito bem alfabetizada por isso gosto muito de ler. Biblioteca, só frequentei as de escolas: Wenceslau, CIC”.
Irayde Neves Cardoso: “Gosto muito de ler. Não me lembro do primeiro livro que li, pois já li muitos. No momento não estou lendo nenhum. Admiro muito o meu irmão Wilson Neves de Oliveira que é escritor. As obras dele são ‘O automóvel’, ‘Escravo e Senhor’. Também li ‘Memoriando’ do Sebastião, nosso colega e ‘Ágape’ do Padre Marcelo. O próximo livro que quero ler é do meu irmão Wilson que conta a história de nossa família. A família Neves de Oliveira. Aprendi a ler com 7 anos. Me lembro bem da Escola Cuba, na Ilha do Governador, no Rio, já frequentei muito as bibliotecas, já morei perto de uma biblioteca”.
Creuza Mattar: “Gosto de livros pequenos, mensagens, poesias. Me marcaram ‘Luzia Homem’,  ‘A cabana’. Estou lendo ‘Ágape’ e gosto de livros de autoajuda. Me marcou muito ‘Luzia Homem’ porque conta a história de uma nordestina que vindo para São Paulo teve que trabalhar de servente de pedreiro, disfarçada de homem. Acho que fiquei na verdade triste porque na verdade isto ainda acontece com os nordestinos até hoje por causa da discriminação”.
Aninha Reis: "Eu gosto de ler. Leio revista da Aparecida, folhetos religiosos”.
Juvenila Carvalho Hipólito de Souza: “Gosto de ler, mas leio pouco. Alguns livros que gostei: Ágape, O Poder do amor – Iara, Memoriando – Sebastião, Reverendo Mum”.
 Aparecida Rosália da Silva Almeida: “Adoro ler, mas tenho cochilado e fico dispersa. Então quando leio, faço um pequeno resumo do que mais gosto. Livros de destaque: Ágape, Mulheres cheias de graça, A Bíblia, O pobre de Nazaré, O silêncio de Maria. Estou lendo Quem me roubou de mim, do Padre Fabio de Mello. Quero ler Agapinho, Sofrimento e Paz, Pai Nosso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário