quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Cartas para os meios de comunicação


No final de agosto de 2012 após aulas sobre discussões acerca das novelas e os meios de comunicação, a alienação e a importância do resgate de valores, algumas alunas da UNABEM escreveram um carta aberta aos meios de comunicação. Confiram aqui as produções das alunas. Nelas, as alunas destacam os aspectos negativos das novelas e cobram mudanças. Nosso objetivo é endereçar essas cartas aos representantes televisivos mostrando a participação cidadã que não fica calada frente aos descalabros dos meios de comunicação.
 
 
Passos, 27 de agosto de 2012
 
Senhores diretores dos meios de comunicação, diretores de TV, autores de novela,
 
Meu nome é Irayde Neves Cardoso. Sou uma senhora de 83 anos de idade, fã de novelas, vejo novelas desde que começou a TV em 1950 e ultimamente tenho assistido tantas maldades que fico admirada.
Em nome da vingança personagens fazem coisas horríveis que chegam ao exagero.
A TV já mostra as catástrofes naturais que acontecem no Brasil e pelo mundo afora, as mazelas dos políticos no nosso Brasil, exemplos: o famigerado mensalão, crimes hediondos – “mulher esquartejando marido” –, traficante de drogas levando a juventude ao caminho pernicioso das drogas e outras maldades. Isso é real.
Daí, levar para a ficção histórias cheias de maldade não acho certo. Quem sou eu para opinar sobre este assunto, mas me atrevo em nome dos nossos jovens que também gostam de novelas e que não precisam ter lições de um maldade pela TV.
 
Uma espectadora assídua de novelas.
 
Passos, 2012

Prezado autor da Novela Avenida Brasil
 
A comédia do Cadinho e suas três mulheres está sendo um desrespeito à família brasileira.
A família mercê todo o respeito, consideração, cuidados, pois foi criada por Deus.
O ser humano sem família vira bicho. O respeito, a moral, os bons costumes, não podem ser banidos da raça humana. A família é a célula da humanidade. Sem ela não somos nada. O pudor, a dignidade, a moral têm que ser o ar que nos mantêm vivos, sem eles somos simples poeira.
Peço encarecidamente que dê um final bonito, digno, feliz, respeitoso, fraternal, mostrando para o povo brasileiro e aos outros países que assistem esta novela, que a família que segue os mandamentos de Deus é abençoada e feliz.
A família: Jesus, Maria e José, é abençoada pelo Pai, Filho, Espírito Santo, que abençoa também as famílias que vivem os mandamentos que Jesus deixou para a humanidade.
Conto com o seu bom senso de digno brasileiro e o seu critério respeitoso para dar um final com grande honra.
 
Atenciosamente,
 
Juvenila Hipólito
 
PS: A novela toda está dando mau exemplo para a juventude. Que será dos nossos jovens?
 
Passos, 21 de agosto de 2012
 
Srs. Diretores de novelas
 
É incontestável a qualidade técnica e artística da televisão brasileira, sobretudo a Rede Globo, que calcada na grande capacidade de seus recursos humanos, lidera a audiência no país e ultrapassa nossas fronteiras.
            No entanto, sinto que, apesar do fantástico trabalho de autores, diretores, atores, as novelas, na maioria das vezes, estão vazias de valores ou mesmo invertendo os valores que deveriam permear a vida da sociedade.
            Faço parte de uma parcela de telespectadores, terceira idade ou melhor idade, aposentados, que encontram na televisão um agradável passatempo, mas que não gostariam de ver os valores morais serem renegados ao plano mais baixo do ser humano.
            Há quantos meses a maldade e o desrespeito estão no ar em Avenida Brasil?
            Sei que sou livre para acionar o controle e mudar o canal. Se faço isso e muitas vezes faço, estou migrando para canais que perdem em qualidade, beleza, arte.
Entendo que os meios de comunicação existem para informação, entretenimento, esportes e uma gama enorme de benefícios à população, mas entendo que devam cumprir sua missão maior de ser o veículo e formação e educação de um país. O Brasil merece.
 
Obrigada,
 
Maria Jesuína Faria Pereira, aluna da UNABEM – Passos, MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário