quinta-feira, 15 de novembro de 2012

"Experiências em Comunicação": um jeito novo de compartilhar vivências e experiências

Depois de muito tempo projetando e tentando construir este blog, eis que ele realmente surge! Aqui quem fala é o professor Danilo Vizibeli, jornalista e mestrando em Linguística, funcionário do Departamento de Comunicação da FESP. No ano passado propus às professoras Leila e Sílvia que fizéssemos oficinas com o pessoal da terceira idade, integrante do projeto UNABEM - Universidade Aberta para a Maturidade.
 
Em 2012, Leila e Sílvia me chamaram para participar do corpo docente da UNABEM. Dessa forma, criamos o projeto "Experiências em Comunicação", que teve um resultado excelente, com diversas produções dos alunos: dinâmicas, reportagens, receitas, perfis etc. Esse espaço é um arquivo de tudo que produzimos com a turma A, em 2012, e o que ainda produziremos com as demais turmas nos próximos anos.
 
Comunicar é uma necessidade básica de todo ser humano. É através da comunicação que estreitamos nossos laços sociais, fazemos amizades e parcerias e interagimos com o mundo à nossa volta. Na atualidade, os meios de comunicação social trabalham a comunicação de forma múltipla. São vários os formatos de produtos de comunicação que chegam até nossas casas.
 
Diante disso, ficamos um pouco perdidos e às vezes confusos quanto ao nosso processo de comunicação, que é individual, mas ao mesmo tempo tem que se adaptar à vida em sociedade. Essa disciplina/projeto pretende refletir com as pessoas da terceira idade as diversas experiências de comunicação realizadas ao longo da vida e ainda as novas experiências pelas quais vêm passando na atualidade.
 
Pretende-se promover um debate sobre os meios de comunicação com os quais os alunos têm contato e vivenciar experiências invertendo a relação emissor-receptor. Os alunos, que são receptores dos meios de comunicação, serão convidados, se não a serem totalmente emissores, pelo menos a analisarem essa posição e poder construir um pensamento mais crítico transformando os seus processos de comunicação.
 
Turma A - 2012 - UNABEM juntamente com o presidente do Conselho Curador da FESP, professor Fabio Pimenta Esper Kallas
 

2 comentários:

  1. Sebastião Wenceslau Borges (sebastiaowenceslau@hotmail.com)30 de dezembro de 2012 às 05:41

    Sábado a tarde, ao entrar em meus emails, o primeiro que abri foi convidando para ver o blog que você, Danilo, fez para os alunos veteranos da UNABEM.
    O que está no blog é um conjunto de ideias e depoimentos que nos enriquece ao saber que podemos expor um pouco aquilo que pensamos e sentimos.
    É convidativo esse trabalho elaborado por você, que ao lermos levanta nosso astral e nos faz dar um passeio por tantas lembranças, afinal com você, professor, registramos algumas coisas que talvez ficariam guardadas apenas em nossas memórias.
    Valeu, mestre da comunicação, professor Danilo Vizibeli!Que a Familia UNABEM e especialmente você tenham um 2013 abençoado com muita paz e saúde!
    Até o início das nossas aulas!
    Sebastião Wenceslau Borges

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras gentis Sebastião. Vamos fazer espaço crescer ainda mais. Um abração e Feliz 2013 pra você e toda sua família também. Que sejam todos abençoados por Deus!

      Excluir